Parlamento aprova, para ratificação, o Acordo BBNJ (Tratado do Alto Mar)

A Assembleia Nacional aprovou, esta terça-feira, em sessão plenária e por unanimidade, em votação final global, o Acordo BBNJ, relativo à Conservação e Utilização Sustentável da Biodiversidade Marinha em Áreas Além da Jurisdição Nacional.

O diploma foi apresentado ao Parlamento pelo Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, que destacou a importância do chamado Acordo BBNJ, também conhecido como o Tratado do Alto Mar, no quadro da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Durante a sua intervenção, o Ministro recordou que, em 2023, a comunidade internacional alcançou um acordo histórico, após quase duas décadas de negociações. O BBNJ é considerado um marco sem precedentes no Direito Internacional do Mar, ao reconhecer os oceanos como património comum da humanidade e ao estabelecer medidas concretas para a proteção equitativa, inclusiva e sustentável da biodiversidade em alto mar.

“Trata-se de um avanço jurídico, científico e ambiental sem precedentes no Direito Internacional do Mar”, sublinhou o governante, para quem o Acordo BBNJ responde a uma necessidade urgente que é a de preservar os ecossistemas marinhos situados no alto mar e na chamada “Área”, regiões que representam quase metade da superfície do planeta e que são vitais para o equilíbrio climático, para a segurança alimentar e para a própria resiliência da vida marinha. O alto mar abriga espécies migratórias essenciais para as pescas de Cabo Verde, e influência diretamente fenómenos oceanográficos que moldam os nossos ecossistemas costeiros.

Ao dirigir-se aos Deputados, o Ministro do Mar sublinhou que a aprovação deste acordo para ratificação pelo Senhor Presidente da República é de extrema importância para Cabo Verde, tendo em conta que se trata de um Estado insular, localizado no meio do Atlântico, cuja identidade, economia e segurança estão profundamente ligadas ao oceano, observando que a Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde é vasta, rica em biodiversidade e recursos, mas também vulnerável à exploração desregulada, às alterações climáticas e à poluição marinha.

Com a ratificação do Acordo, Cabo Verde poderá participar ativamente nas decisões multilaterais sobre conservação marinha em áreas além da sua jurisdição, reforçando o seu papel na proteção de habitats marinhos e no uso sustentável dos recursos genéticos marinhos.

O Acordo BBNJ assenta em quatro pilares fundamentais, nomeadamente, a partilha justa e equitativa dos benefícios provenientes dos recursos genéticos marinhos; a criação de zonas

marinhas protegidas e outros instrumentos de gestão por área; a realização obrigatória de avaliações de impacto ambiental; e o reforço das capacidades e a transferência de tecnologia marinha.

Cabo Verde poderá tirar benefícios concretos deste acordo, nomeadamente através do acesso a recursos financeiros e tecnológicos, que permitirão o mapeamento genético de espécies associadas a ecossistemas sensíveis, como os montes submarinos e outras áreas de elevado valor ecológico e científico. Os dados recolhidos durante campanhas oceanográficas realizadas pelos navios OceanXplorer e METEOR, com participação de cientistas cabo-verdianos, poderão integrar o sistema internacional de partilha de benefícios previsto no Acordo.

Para o Ministro do Mar, a aprovação deste instrumento reafirma o compromisso de Cabo Verde com uma governança global dos oceanos inclusiva, moderna e responsável, permitindo ao País assumir uma posição ativa na definição de políticas internacionais sobre biodiversidade marinha. Cabo Verde passará a estar representado na Conferência das Partes e nos respetivos órgãos subsidiários, contribuindo com a sua visão enquanto nação insular resiliente e comprometida com a cooperação internacional sustentável.

Após a aprovação pela Assembleia Nacional, o Acordo segue agora para Ratificação pelo Presidente da República, marcando mais um passo significativo para a consolidação do papel de Cabo Verde como parceiro ativo na proteção dos oceanos a nível global.

O post Parlamento aprova, para ratificação, o Acordo BBNJ (Tratado do Alto Mar) apareceu primeiro em Gouvernement du Cap-Vert.

Partager cet article sur les médias sociaux :

PRENEZ RENDEZ-VOUS GRATUITEMENT AVEC NOUS :

+238 973 88 13
Parlons de votre activité et trouvons ensemble les meilleures solutions pour vous.
Faites le premier pas vers la dynamisation de votre entreprise. Réservez une consultation gratuite avec nos experts et découvrez comment nous pouvons travailler ensemble pour atteindre vos objectifs commerciaux.

Vous voulez savoir comment nous pouvons aider votre entreprise ?

Envoyez-nous un message et nous vous répondrons.

Prendre contact avec nous

Visitez-nous
  • Rue William du Bois
    nº 28 2110 Mindelo, Cap-Vert
Envoyez-nous un courriel
Contactez nous
Xr:d:daf1ykc1hni:6,j:337068625858559364,t:24041117
S&D Consultancy, Lda

Contact

Bulletin d'information

S'abonner à notre lettre d'information.
Suivez-nous
© 2025 Morabeza Marketing Digital. Tous droits réservés.
fr_FRFrançais