Cabo Verde na linha da frente contra a poluição plástica

Cabo Verde reafirma hoje o seu compromisso firme na luta contra a poluição plástica, com o lançamento, nesta manhã de terça-feira, 30 de setembro, do Projeto IslandPlas – Promovendo soluções circulares para a poluição plástica nas ilhas africanas, em parceria com a UICN – União Internacional para Conservação da Natureza e a Fundação Global da Coca-Cola.

Conforme avançou o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, na sessão de abertura do evento que presidiu, este projeto internacional, que abrange sete países insulares africanos, chega em boa hora e vem reforçar os esforços nacionais para proteger os nossos ecossistemas, a nossa economia e a saúde das nossas comunidades.

Nos últimos anos, o país tem dado passos firmes e ambiciosos neste combate, com campanhas de sensibilização e ações de limpeza em todo o território, o reforço da reciclagem e reaproveitamento de plásticos, com a entrada em vigor da Lei n.º 22/X/2023, que disciplina a produção, importação e comercialização de plásticos de uso único.

“Temos hoje cidadãos, comerciantes e instituições cada vez mais conscientes e engajados na adoção de alternativas sustentáveis, demonstrando que a mudança de comportamento é possível quando há clareza política, mobilização social e fiscalização efetiva.”

O IslandPlas vem acrescentar novos recursos, conhecimento e inovação a esta caminhada. Permitirá apoiar trabalhadores informais do setor dos resíduos, melhorar as condições de reciclagem e impulsionar soluções inovadoras que criam oportunidades para os jovens cabo-verdianos, materializando a transição para uma verdadeira economia circular.

O sucesso deste projeto dependerá do envolvimento de todos: Governo, municípios, setor privado, academia, sociedade civil e cidadãos. Só juntos “poderemos transformar os desafios da poluição plástica em oportunidades para o desenvolvimento sustentável e para um futuro mais limpo e resiliente”, finalizou o ministro.

Este projeto terá a duração de dois anos e é financiado pela Fundação Global da Coca-Cola em 10 milhões de dólares, como parte do seu compromisso global no combate à poluição plástica, distribuído em pouco mais de 1 Milhão de dólares para cada País

O post Cabo Verde na linha da frente contra a poluição plástica apareceu primeiro em Gouvernement du Cap-Vert.

Partager cet article sur les médias sociaux :

PRENEZ RENDEZ-VOUS GRATUITEMENT AVEC NOUS :

+238 973 88 13
Parlons de votre activité et trouvons ensemble les meilleures solutions pour vous.
Faites le premier pas vers la dynamisation de votre entreprise. Réservez une consultation gratuite avec nos experts et découvrez comment nous pouvons travailler ensemble pour atteindre vos objectifs commerciaux.

Vous voulez savoir comment nous pouvons aider votre entreprise ?

Envoyez-nous un message et nous vous répondrons.

Prendre contact avec nous

Visitez-nous
  • Rue William du Bois
    nº 28 2110 Mindelo, Cap-Vert
Envoyez-nous un courriel
Contactez nous
Xr:d:daf1ykc1hni:6,j:337068625858559364,t:24041117
S&D Consultancy, Lda

Contact

Bulletin d'information

S'abonner à notre lettre d'information.
Suivez-nous
© 2025 Morabeza Marketing Digital. Tous droits réservés.
fr_FRFrançais