
O apadrinhamento de praias representa uma iniciativa “muito importante para a sustentabilidade e gestão mais equilibrada dos oceanos”, afirmou o Ministro do Mar, Jorge Santos, na manhã desta sexta-feira, 27, durante a cerimónia de “baptismo” da praia de Baía das Gatas, pela Autoridade da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (AZEEM).
Na ocasião, estiveram presentes a Administração da AZEEM, técnicos da instituição, e diversos alunos de várias escolas de São Vicente, que participaram na campanha de limpeza organizada pela AZEEM. Durante o evento, foi inaugurada uma rampa de madeira destinada a pessoas com deficiência, oferta do padrinho da praia, gesto que mereceu o agradecimento público do Ministro do Mar.
O governante destacou a importância da AZEEM enquanto instituição estratégica para o desenvolvimento sustentável da ilha de São Vicente, sublinhou que este apadrinhamento da praia integra-se nas atividades do “Mês dos Oceanos”, lembrando que uma das maiores ameaças enfrentadas atualmente pelos oceanos é a poluição, sobretudo a provocada pelo plástico.
Defendendo ser necessário tratar o mar como uma pedra preciosa, sustentando que o mar “é nossa maior riqueza”, o Ministro acrescentou que a participação das crianças nestas iniciativas é essencial para a construção de uma nova mentalidade em relação ao cuidado com o oceano.
O governante enalteceu o “trabalho pedagógico” desenvolvido pela Direção Nacional de Políticas do Mar, que tem mobilizado cada vez mais instituições públicas e privadas a aderirem à estratégia de apadrinhamento de praias.
Atualmente, o número de praias apadrinhadas em Cabo Verde continua a crescer, destacando Boa Vista (As Gatas e Praia Diante); Santiago (Prainha, Quebra Canela, Praia Negra e Portinho); São Nicolau (Campo Pedrada); Santo Antão (Curraletes) e em São Vicente (Praia do Bote, São Pedro, Praia Grande, Matiota, Cova de Inglesa, Norte Baía e agora Baía das Gatas). Duas outras praias, localizadas nas ilhas do Sal e de São Vicente, encontram-se em processo de apadrinhamento.
Por fim, o Ministro reforçou que cada padrinho tem a missão de promover a mensagem da proteção e sustentabilidade dos oceanos, recordando que, de acordo com dados oficiais, Cabo Verde não figura entre os países com mares mais poluídos. “O nosso mar é limpo, mas queremos que seja cada vez mais limpo”, concluiu.
The post Projecto “Padrinhos do Mar” reforça compromisso com sustentabilidade dos oceanos appeared first on Government of Cape Verde.