Projecto “Padrinhos do Mar” reforça compromisso com sustentabilidade dos oceanos

O apadrinhamento de praias representa uma iniciativa “muito importante para a sustentabilidade e gestão mais equilibrada dos oceanos”, afirmou o Ministro do Mar, Jorge Santos, na manhã desta sexta-feira, 27, durante a cerimónia de “baptismo” da praia de Baía das Gatas, pela Autoridade da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (AZEEM).

Na ocasião, estiveram presentes a Administração da AZEEM, técnicos da instituição, e diversos alunos de várias escolas de São Vicente, que participaram na campanha de limpeza organizada pela AZEEM. Durante o evento, foi inaugurada uma rampa de madeira destinada a pessoas com deficiência, oferta do padrinho da praia, gesto que mereceu o agradecimento público do Ministro do Mar.

O governante destacou a importância da AZEEM enquanto instituição estratégica para o desenvolvimento sustentável da ilha de São Vicente, sublinhou que este apadrinhamento da praia integra-se nas atividades do “Mês dos Oceanos”, lembrando que uma das maiores ameaças enfrentadas atualmente pelos oceanos é a poluição, sobretudo a provocada pelo plástico.

Defendendo ser necessário tratar o mar como uma pedra preciosa, sustentando que o mar “é nossa maior riqueza”, o Ministro acrescentou que a participação das crianças nestas iniciativas é essencial para a construção de uma nova mentalidade em relação ao cuidado com o oceano.

O governante enalteceu o “trabalho pedagógico” desenvolvido pela Direção Nacional de Políticas do Mar, que tem mobilizado cada vez mais instituições públicas e privadas a aderirem à estratégia de apadrinhamento de praias.

Atualmente, o número de praias apadrinhadas em Cabo Verde continua a crescer, destacando Boa Vista (As Gatas e Praia Diante); Santiago (Prainha, Quebra Canela, Praia Negra e Portinho); São Nicolau (Campo Pedrada); Santo Antão (Curraletes) e em São Vicente (Praia do Bote, São Pedro, Praia Grande, Matiota, Cova de Inglesa, Norte Baía e agora Baía das Gatas). Duas outras praias, localizadas nas ilhas do Sal e de São Vicente, encontram-se em processo de apadrinhamento.

Por fim, o Ministro reforçou que cada padrinho tem a missão de promover a mensagem da proteção e sustentabilidade dos oceanos, recordando que, de acordo com dados oficiais, Cabo Verde não figura entre os países com mares mais poluídos. “O nosso mar é limpo, mas queremos que seja cada vez mais limpo”, concluiu.

 

The post Projecto “Padrinhos do Mar” reforça compromisso com sustentabilidade dos oceanos appeared first on Government of Cape Verde.

Share this article on social media :

BOOK A FREE MEETING WITH US:

+238 973 88 13
Let's talk about your business and together find the best solutions for you.
Take the first step towards boosting your business. Book a free consultation with our experts and find out how we can work together to achieve your business goals.

Want to know how we can help your business?

Send us a message and we'll get back to you.

Get in touch with us

Visit us
  • William du Bois Street
    nº 28 2110 Mindelo, Cape Verde
Send us an email
Contact us
Xr:d:daf1ykc1hni:6,j:337068625858559364,t:24041117
S&D Consultancy, Lda

Contact

Newsletter

Subscribe to our newsletter.
Follow us
© 2025 Morabeza Marketing Digital. All Rights Reserved.
en_GBEnglish (UK)